Descrição das Atividades  

























 A velocidade do avanço da tecnologia é um desafio constante à nossa sociedade, o que faz deste projeto, no âmbito da ciência e tecnologia, um incentivo para os alunos desenvolverem equipamentos robotizados que possam contribuir para a qualidade de vida de algumas pessoas. Deste modo, foram desenvolvidas atividades de construção, programação, controlo e uso de protótipos robóticos, que permitam colmatar algumas limitações de movimentos efectuados com os dedos das mãos.

Na realização do projeto, foram estabelecidas parcerias com empresas, instituições e profissionais de saúde, nomeadamente o Hospital Dona Estefânia em Lisboa, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a A.P.E.C.I.- Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras. Depois de efetuadas reuniões com os profissionais de saúde de forma a elucidar sobre as principais dificuldades sentidas por estes doentes, foi então possível construir, optimizar e testar o protótipo tendo em conta as especificações dos objetivos propostos.

Em resultado da participação ativa dos intervenientes neste projecto, podemos agora apresentar o protótipo tipo “dedo mecânico”, que associado a equipamentos de comunicação e informação, nomeadamente a qualquer teclado de computador/tabelt/comando de tv, permite que estes possam ser comandados com sensores adequados e adaptados a estes pacientes. O protótipo desenvolvido permite manusear os referidos equipamentos sem que a pessoa esteja dependente de outrem, aumentando a sua autonomia e qualidade de vida.

Este projeto procurou estimular nos alunos a curiosidade pelas ciências da computação e robótica, desenvolver a sua capacidade de investigar, explorar, resolver problemas, desenvolver o raciocínio lógico-abstrato, pensamento analítico, a criatividade e simultaneamente a sua aplicabilidade à realidade. Assim sendo, este projecto permitiu desafiar os alunos envolvidos a aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais, Matemática, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica, Tecnologia da Informação e Comunicação, a um contexto da sociedade que permita proporcionar mais qualidade de vida a algumas pessoas, pondo, deste modo, a Ciência e a tecnologia ao serviço de um mundo melhor.

 Para além do trabalho desenvolvido em sala de aula, entre muitas atividades, podemos salientar as seguintes:

  •  Reuniões com profissionais de saúde e educação - neurologistas, terapeutas ocupacionais, engenheiros biomédicos, professores e psicólogos, no Hospital Dona Estefânia em Lisboa, Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e nas respectivas escolas;

  •  Sessões experimentais com o protótipo desenvolvido com pacientes nos Hospitais: Dona Estefânia e Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão;

  •  Sessões experimentais com o protótipo desenvolvido com pacientes da A.P.E.C.I.- Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras;

  •  Apresentação e demonstração do projeto desenvolvido a empresários interessados na sua fabricação, à comunidade escolar e comunicação social.




Construção do Protótipo
 


Construção do Protótipo
 


Apresentação do Protótipo no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
 


Testes do Protótipo no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão
 


Testes do Protótipo no Hospital Dona Estefânia em Lisboa
 
 

Topo